19 Atividades Saudáveis ​​para Adultos e Crianças (Exemplos)

19 Atividades Saudáveis ​​para Adultos e Crianças (Exemplos)

Realizar atividades saudáveis que sejam benéficas para a saúde física e mental permitirão que você aproveite plenamente a vida. Estes exercícios não devem ser vistos como uma obrigação para a qual o tempo deve ser tomado, mas como algo positivo e necessário para uma melhor qualidade de vida.

Mas como ter uma vida saudável? É o suficiente para comer saudável e se exercitar? Levar uma vida saudável envolve um pouco mais do que isso, porque, além da saúde física, você também precisa ter boa saúde mental.

Isso, por sua vez, resulta em um estado psicológico benéfico e em ter uma certa “filosofia” da vida que lhe permite desfrutar de coisas simples. O equilíbrio entre uma boa condição física, boa saúde mental e uma atitude proativa lhe permitirá levar uma vida plena.

Neste artigo vou dar-lhe algumas dicas e 19 hábitos saudáveis, físicos e mentais para levar uma vida saudável, ser bem sucedido e feliz. Com essas dicas você irá melhorar sua qualidade de vida.

A saúde é riqueza real e não peças de ouro e prata.- Mahatma Gandhi .
19 atividades para ter uma boa saúde física
1-fazer exercício físico
Benefícios da transpiração durante o exercício

A realização de uma rotina adequada de exercícios é uma prática essencial para alcançar um bom estado de saúde, de acordo com a Enciclopédia Médica dos Estados Unidos .

A comida é outro dos fatores-chave. Evitar certos hábitos como fumar, por exemplo , são essenciais para complementar um bom estilo de vida.

Atualmente, o esporte não é mais concebido como uma prática competitiva ou como uma atividade exclusiva para pessoas que têm afinidade com a atividade física.

Uma publicação espanhola , um estudo social patrocinado por um banco conhecido explica em detalhes.

Em qualquer caso, o exercício deve ser adaptado à idade da pessoa e às suas condições físicas.

Se, por exemplo, uma pessoa sofre de artrite em uma articulação do pé, provavelmente não é aconselhável praticar esportes de alto impacto, mas você pode nadar sem problemas.

Andar a pé é uma das atividades mais fáceis de adotar. Tudo o que você precisa para uma boa caminhada é um bom tênis.

Criar o hábito e incorporar a atividade física como rotina em sua vida é essencial para obter seus benefícios .

Além de ativar a circulação sanguínea, caminhar ou fazer outros exercícios físicos contribui para um bom estado do sistema esquelético e muscular. O sistema respiratório e cardiovascular também é favorecido.

Além disso, está cientificamente provado que a atividade física contribui significativamente para um maior equilíbrio mental e diminuição de certos transtornos. A ansiedade é uma delas e é precisamente uma das que mais aumentaram nos últimos anos.

Um estudo interessante realizado na Espanha, mostrou que as pessoas que interromperam sua atividade física viram seu humor alterado.
2-alimentar corretamente

Jovem mulher atraente em uma fazenda. Fazendeiro da mulher que escolhe a fruta de seu jardim orgânico. Agricultura: mulher colhendo maçãs maduras no jardim durante a queda.

Sem dúvida, um fator fundamental para uma boa saúde física é a nutrição adequada. Comer uma dieta equilibrada é um aspecto fundamental; Inclua alimentos de todos os grupos em quantidades adequadas, evitando sempre os excessos.

Beber muita água, o elemento básico da vida, é uma prática alimentar que pode ajudá-lo a ter uma vida saudável. Ter uma dieta adequada pode prevenir uma das grandes epidemias globais destes tempos: a obesidade .

Esta doença é muito mais freqüente do que se acredita e afeta pessoas de todas as idades.

Uma estatística divulgada pela Organização Mundial de Saúde indicou que, em 2014, mais de 1.900 milhões de pessoas com mais de 18 anos estavam com sobrepeso e, entre elas, 600 milhões sofriam de obesidade.

A alimentação saudável é um hábito que deve ser instalado desde a infância, mas sempre temos tempo para corrigir. Ter uma ingestão moderada de açúcares e carboidratos, limitando o consumo de gorduras a um mínimo, e mantendo uma ingestão variada de frutas e legumes é essencial.

Tente não adicionar sal ou molhos, como maionese ou molhos quentes, às refeições. A maioria dos alimentos já contém a quantidade de sal que nosso corpo precisa.

Em questões alimentares, pode ser muito útil consultar um nutricionista. Este profissional é aquele que pode determinar qual dieta melhor se adapta ao seu estilo de vida e suas necessidades particulares.

Cada organismo é único e cada um de nós tem seu próprio metabolismo .
3-Não consuma álcool ou minimize o consumo

A maioria de nós gosta de tomar um copo de bom vinho ou uma cerveja gelada de vez em quando. Isso não é ruim, desde que saibamos como dosar o consumo.

A ingestão excessiva de álcool pode prejudicar seriamente a saúde e, infelizmente, seu consumo está aumentando.

Em uma das conferências realizadas pelo Ministério da Saúde da Espanha , são apresentadas estatísticas sobre o consumo de álcool entre os jovens espanhóis. Os números são alarmantes e, infelizmente, todos os anos os jovens começam a beber mais cedo.

Os danos causados ​​pelo álcool podem ser irreversíveis, por isso é melhor tomar apenas algumas bebidas nos fins de semana, se você realmente não quiser deixar o álcool por completo.
4-Não fumar

Fumar é outro dos hábitos que prejudicam significativamente a saúde e é muitas vezes difícil de sair; A nicotina é uma droga altamente viciante .

Como tal, e além dos efeitos nocivos no sistema respiratório, o tabaco remove a liberdade. Quando um fumante não pode fumar, ele se sente irritado e ansioso e não pode aproveitar o momento.

Para começar, recomendo que você leia alguns livros que explicam bem como parar de fumar. Se você levar isso a sério e se esforçar, conseguirá.
5-Não consuma drogas ou bebidas energéticas

Em geral, todos sabemos os efeitos nocivos da heroína e da cocaína, por exemplo . O vício que eles geram é um dos grandes perigos da humanidade e remove a qualidade de vida de todos os pontos de vista possíveis.

Além das drogas ilícitas conhecidas, há outras que parecem menos ofensivas, e até mesmo seu consumo esporádico é frequentemente justificado.

Absolutamente todas as drogas são prejudiciais à saúde, assim como certos tipos de estimulantes concentrados.

Sem dar marcas, todos nós podemos pensar em certas bebidas energéticas que são comercializadas praticamente em todos os cantos.

Esta estimulação não é natural e pode prejudicar seriamente o sistema neuronal.

Conheça neste artigo mais consequências das drogas na saúde.
6-Não se auto-medicar

Parece uma prática inofensiva, mas você ficaria surpreso em saber do dano que isso significa para a saúde, por exemplo, antibióticos não prescritos ou uma quantidade excessiva de analgésicos.

Quando você se automedica, pode cometer muitos erros, simplesmente por falta de conhecimento, e esses erros podem, sem dúvida, causar efeitos prejudiciais à sua saúde.

Portanto, é melhor simplesmente consultar o médico e seguir seus conselhos em tudo relacionado à medicação.
7-Fazer consultas e análises clínicas periodicamente
habitus exterior

Cada “professor tem seu livro” e cada médico pode ter suas diretrizes de controle, mas, independentemente disso, a única maneira de saber como o seu corpo está é através da análise e revisão médica.

É necessário que você realize análises clínicas e check-ups médicos periódicos para determinar seu estado atual de saúde física, detectar problemas precocemente e adaptar seus hábitos conforme necessário.

Esses controles também podem ajudar a determinar que tipo de dieta você deve tomar, bem como a atividade física que você pode fazer.

Você não deve esquecer o aspecto dentário. Ter boa saúde bucal é essencial para ter qualidade de vida. O dentista é o outro profissional que você deve incluir na sua agenda de consultas periódicas.
8-fazer atividades recreativas
inteligência cinestésica

É uma das regras de ouro e está cientificamente comprovada; Ter uma atividade que você gosta como um hobby é fundamental quando se trata de se sentir bem.

O prazer não é gerado apenas pela atividade em si, mas também permite que você expanda seus relacionamentos e habilidades sociais , o que também é importante para ter uma boa qualidade de vida.

Outro efeito de fazer uma atividade é que geralmente podemos associá-la ao progresso. Pela natureza humana todos nós nos sentimos muito bem ao sentir que estamos progredindo em algo.
9-Alimentando a mente
tipos de conhecimento

“O homem não vive só de pão” e é bem verdade.

Ter uma atividade que envolva certo grau de responsabilidade é muito importante. Não se trata mais de praticá-lo quando nos apetecer, mas devemos fazê-lo em um determinado tempo e maneira.

Pensar em atividades que envolvam um desafio ou um certo nível de dificuldade é altamente recomendado. Desta forma, você sente que há um objetivo a ser alcançado e para alcançá-lo você colocará em prática os valores e virtudes que todos nós temos.
10-Não subestime sentimentos negativos por muito tempo

As doenças mentais ou certos tipos de distúrbios psicológicos são geralmente mais difíceis de detectar do que os estritamente orgânicos.

Às vezes, um sentimento de tristeza pode camuflar o que é realmente uma depressão ou um ataque de pânico pode ser confundido com um grande medo.

Se você está tendo sentimentos negativos que não lhe permitem desfrutar das atividades que antes lhe causavam prazer, se essas sensações foram instaladas por um tempo e não desaparecem, então não hesite em consultar um profissional.

Se você colocar essas dicas e hábitos em prática, além de uma atitude positiva e proativa em todos os aspectos, você certamente irá levar uma vida saudável e feliz.
11-Leia bons livros

A leitura de livros lhe dará motivação, conhecimento e inspiração. Existem livros que podem mudar sua vida, sejam eles de desenvolvimento pessoal ou não. Alguns foram escritos durante anos e representam experiências, idéias, valores e lições que servirão a você por toda a vida.

É um hábito difícil de começar: tento desligar a TV depois do jantar e ler uma hora antes de ir para a cama. Agora estou com um livro de criatividade, embora termine com O Grande Gatsby.

Se você não está acostumado a ler, você terá que se esforçar primeiro até se acostumar com isso. Sua velocidade de compreensão e leitura aumentará progressivamente.
Criatividade 12-trabalho

A criatividade não pode ser aplicada apenas a invenções ou idéias de empresas. É uma competição que pode contribuir para melhorar a qualidade de vida .

O “eureka” não é construído pelo relaxamento, mas é um processo: 1) pensar muito sobre um problema para resolver e 2) relaxar.

Em muitas ocasiões, o trabalho anterior de procurar soluções, informações, etc., dá resultados numa ideia “que surge espontaneamente”. Quando Arquimedes disse “Eureka” estava em um estado relaxado – uma banheira – e tinha feito um monte de trabalhos anteriores, não veio do nada.

Por outro lado, pensar sobre sua criatividade, o que você faz para alcançá-la e o que você fez quando fez alguma coisa criativa vai ajudá-lo a melhorá-la.
13-prática de relaxamento ou técnicas de meditação

Técnicas de relaxamento e meditação ajudarão você a se livrar, entre outros, do medo e do ego. Você também aumentará seu autocontrole.

Pratique todos os dias, 10-15 minutos e você verá os benefícios a curto prazo. Isso pode mudar sua vida e não há razão para você não tentar. Uma vez que você está aprendendo, você vive as sessões de meditação concentrada, calma e descontraída.

Tem um efeito de diminuir o ego e o aumento de consciência em sua vida diária. Se você mantiver a constância, observará como sua capacidade de atenção e foco aumentarão, assim como o resto de seus sentidos.
14-Salve e não gaste muito

Poupar lhe dará uma almofada econômica se chegarem tempos difíceis e você também será capaz de enfrentar grandes despesas que sem que você economizasse você não poderia: um carro que você precisa, uma casa …

Se você for comprar alguma coisa, pergunte-se: preciso dela para viver? Eu tinha pensado em comprar antes?

Compre coisas que lhe dão um benefício a longo prazo e que você precisa ou lhe dá bem-estar. A compra do mais recente modelo de smartphone não lhe dará nada se você já tiver um modelo mais antigo.
15- Aprenda a planejar

O planejamento é essencial no gerenciamento do tempo, para atingir objetivos e ser produtivo.

Reflita se tudo o que você faz está orientando você para o estado em que você deseja estar. Você está em um trabalho que orienta você no caminho certo? Você está com um parceiro com quem você vê um futuro?

Uma metodologia simples é:

Cada dia anote as tarefas que você tem que fazer no dia seguinte, do mais importante ao menos importante.
Vá um por um e risque quando terminar.
O documento deve estar acessível e especificar o tempo em que cada tarefa deve ser concluída.

Livrar-se de distrações: feche o navegador, se não for necessário, coloque o telefone em um local não visível. Pense que, para alcançar o estado de concentração ideal, leva cerca de 10 minutos e, cada vez que você sai, é um novo começo.
16-aprender idiomas
frases do dia da língua

Certamente você já sabe o quanto é importante saber falar inglês . Recomenda-se estudar pelo menos 30 minutos por dia e se você não tiver tempo, você pode aproveitar: 1) assistir filmes em inglês e melhor se eles também estão com legendas nesse idioma. 2) Colocar áudio mp3 enquanto você se exercita.

Praticar falar é muito importante e hoje você tem muitos recursos na internet para encontrar pessoas e tópicos. Existem muitos grupos no Facebook que organizam estadias para praticar idiomas.
17-dormir bem

Dormir bem é necessário para consolidar o conhecimento aprendido e restaurar os níveis de energia. As 8 horas por dia é uma generalização, cada pessoa tem o suficiente com um certo número de horas. Se com 6 horas você se sentir como novo, você não precisa mais dormir.

Construa um horário adequado, não coma muito antes de dormir e evite estudar ou ler na cama para acostumar seu corpo a associar a cama ao sono.
18-Desenvolver profissionalmente

Se você não atualizar, mais pessoas virão de trás e você será removido do seu trabalho. Além disso, se você quiser ser uma referência em seu setor ou fazer um bom trabalho, terá que treinar constantemente.

O treinamento não termina quando você termina seu grau ou mestrado. Você não precisa ir a uma universidade ou deixar milhares de euros em uma escola de treinamento; no youtube você pode encontrar vídeos muito bons de especialistas em determinados tópicos. Você também tem cursos em plataformas como o miriadax.
19-Desenvolva suas relações sociais

As habilidades sociais ajudarão você a crescer pessoal e profissionalmente. Obrigar-se a conhecer novas pessoas, fazer coisas novas e colocar habilidades sociais em prática.

As habilidades de escuta ativa, linguagem não verbal, falar em público ou comunicar-se com uma linguagem apropriada são as mais importantes.

E o que você acha que são os hábitos mais saudáveis? Estou interessado em sua opinião Obrigado!
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Alberto Rubín Martín
http://lifeder.com/
Bacharel em Psicologia, Mestre em Recursos Humanos e ex-colaborador da Universidade de Sevilha. Amante da leitura e conhecimento em geral. Editor em outros sites, como Empreendedor: https://www.entrepreneur.com/author/alberto-rubin-martin
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