CAUSAS E TIPOS DE DOR DAS COSTAS

Existem muitas causas que podem causar problemas nas costas. Aprenda mais sobre a estrutura da coluna e os dois tipos mais comuns de dor nas costas: dor mecânica e dor inflamatória.

ESTRUTURA DA COLUNA ESPINHAL

A coluna vertebral, formada por 33 ossos chamados “vértebras”, liga o crânio à pélvis. As vértebras são agrupadas em 4 regiões diferentes: cervical, dorsal, lombar e sacral.

As vértebras são empilhadas uma em cima da outra formando uma coluna, e nas regiões cervical, dorsal e lombar elas são separadas umas das outras por um tipo de almofada chamada disco. Considere estes discos como se fossem um “donut”, com um centro macio e gelatinoso rodeado por uma capa mais dura e resistente.

A espinha protege a medula espinhal, um cordão formado por nervos e células de suporte que transmitem informações do cérebro para o resto do corpo.

A coluna é um elemento essencial para o sistema nervoso central, por isso é importante estar informado no caso de dor em alguma área das costas.

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TIPOS DE DOR DAS COSTAS

A dor nas costas é muito frequente, mas em muitos casos não está claro o que exatamente a causa. Dependendo da causa, geralmente é classificada em dois tipos: dor nas costas mecânica e dor nas costas inflamatória. Eles são os mais frequentes. Existem outras causas menos frequentes que também podem estar associadas à dor nas costas, como infecções, doenças renais ou digestivas, polimialgia reumática e, excepcionalmente, tumores. Seu médico pode ajudá-lo a diagnosticar corretamente.

QUANTAS PESSOAS SOFREM DOR DE VOLTA?

Os dados indicam que 80% de nós terão dores nas costas em algum momento de nossas vidas. Estima-se que, em um dado momento, 1 em cada 5 pessoas tenha dor lombar há pelo menos 3 meses, podendo ser descrita como crônica¹. Não é de surpreender que seja assim, porque na vida diária há muitos fatores que afetam as costas. Eles influenciam, por exemplo, coisas como engordar ou o calçado que é usado. Existem muitas causas diferentes de dor nas costas, e é importante buscar informações e ajuda em caso de uma dor contínua de mais de 3 meses que não desaparece.

Na maioria dos casos, a dor nas costas é mecânica. No entanto, em uma em cada 20 pessoas com dor lombar crônica, tem origem inflamatória 5 . Ambos os tipos de dor podem limitar as atividades diárias, além de limitar a qualidade de vida, pois afeta o sono, a vida social e a capacidade de trabalhar.

Mas a dor mecânica e a dor inflamatória podem ter sintomas semelhantes, por isso é difícil diferenciá-las sem ajuda. É por isso que é importante consultar um médico e descrever sua dor.

Técnicas de relaxamento para aliviar dores nas costas

Dor nas costas é uma das doenças mais comuns, o que é estimado para afetar cerca de 80% dos espanhóis em algum momento de suas vidas. Em particular, a dor nas costas inflamatória está freqüentemente presente em pessoas jovens e é caracterizada por aparência gradual e estando profundamente aborrecido ao despertar. Aqueles que sofrem com isso sabem que a rigidez das costas pode acordá-los enquanto dormem e, de manhã, continuar por muito tempo.

Existem muitos métodos naturais, como aprender a controlar a respiração e usar técnicas de relaxamento específicas, que podem ajudar a aliviar a dor nas costas, embora nunca as use como substitutas das recomendações do especialista.

Andrew Weil e sua técnica 4-7-8

Um dos maiores especialistas em técnicas de respiração, tanto para aliviar o estresse quanto para aliviar os diferentes tipos de dor, incluindo dor nas costas, é o Dr. Andrew Weil .

Segundo Weil, o primeiro passo para colocar essas técnicas de respiração em prática é adotar a postura correta , ou seja, deitar-se ou sentar-se com as costas retas. Uma vez colocado nesta posição, devemos tocar com a ponta da língua o ponto onde o palato começa, inspirar pelo nariz e contar até quatro. Em seguida, devemos prender a respiração por sete segundos e expirar completamente, alongando este último passo por oito segundos. A respiração lenta ajuda a fortalecer os músculos da parte inferior das costas e relaxa as costas inteiras , o que ajuda a aliviar a dor.

É importante que a respiração seja profunda , isto é, que o ar encha não apenas a parte superior dos pulmões, mas também a parte inferior. Para verificar se você está bem, coloque as mãos no estômago e observe que elas se elevam ao inalar: se estiver, você está correto; Você está respirando com o diafragma e seus pulmões estão se enchendo completamente. Além disso, para alcançar um estado de relaxamento, é importante tentar limpar a mente ao fazer este exercício.

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