Quais alimentos são saudáveis

Quais alimentos são saudáveis

Uma das questões mais recorrentes e importantes: quais alimentos são saudáveis?

Alimentos saudáveis ​​são aqueles que, quando consumidos, têm um efeito positivo em nosso corpo e, ao mesmo tempo, seu consumo não é prejudicial à saúde. Não contém substâncias que em sua ingestão periódica tenham mostrado que pode ser responsável por causar uma doença degenerativa ou causar algum tipo de desequilíbrio.

Dentro da definição de quais alimentos são saudáveis, uma porcentagem de nutrientes essenciais para complementar as necessidades de cada indivíduo é incluída. As necessidades de nutrientes são divididas em 3 grandes grupos, alimentos energéticos (calóricos), alimentos protéicos (ou construção de células, podem ser animais ou plantas) e alimentos inorgânicos (vitaminas, minerais e água).

Por outro lado, os alimentos também são definidos como saudáveis, muitos deles dependendo da sua preparação , razão pela qual é necessário levar em conta não apenas a qualidade do alimento, mas também a maneira de processá-lo, na elaboração de dietas nutricionais.

Nos últimos tempos, a ciência relacionada à nutrição está se esforçando mais na disseminação de práticas ligadas à moderação e ao equilíbrio, como forma de prevenir doenças. Uma maior diversidade na escolha dos alimentos necessários para cobrir os requisitos de energia e nutrientes é aconselhada a manter o peso dentro dos limites saudáveis.

A alimentação saudável recomenda reduzir o consumo de sódio, açúcar, gordura e frituras e aumentar o consumo de vegetais e frutas . Aumentar o consumo de sucos de frutas naturais e aumentar o consumo de leite. Limite e quase eliminar no pequeno o consumo de todos os tipos de guloseimas açucaradas e fast food ou junk food.
Os pilares para responder quais alimentos são saudáveis ​​seriam:

Variedade:

A maior variedade possível tende a garantir uma probabilidade menor de adoecer por excesso ou falta de nutriente. Por outro lado, dá-lhe maior prazer, evitando o tédio ou acostumado.

Equilíbrio:

O ideal de peso corporal está em relação direta com a ingestão de alimentos de acordo com as exigências de cada organismo. Cada metabolismo tem necessidades particulares e individuais, sendo capaz de extrair diferentes graus de nutrientes e ter necessidades específicas para a atividade que realiza. Por outro lado, é aconselhável adaptar a energia de acordo com a atividade, observando que em diferentes épocas do ano, nosso gasto calórico pode variar. (atividades esportivas, férias, diferentes atividades de trabalho). Entre os alimentos energéticos a consumir: gorduras e carboidratos, é aconselhável evitar o consumo de gorduras, especialmente as gorduras saturadas.

Moderação:

Em quase todos os grupos alimentares, a moderação é positiva para a saúde. Reduza a ingestão de calorias, colesterol, sal e açúcar. Mostrou-se por outro lado que não há vantagens em ingerir proteínas adicionais às necessárias. Não há maior desenvolvimento muscular ou melhora os níveis de atletas. Em vez disso, o excesso de certas vitaminas e minerais, se eles são prejudiciais ao organismo.

A fibra:

O consumo de fibras tornou-se fundamental nos últimos anos como um fator de equilíbrio e um poderoso ativador do sistema digestivo. Sua ação de debugging, permite eliminar rapidamente o desperdício do organismo, por outro lado influencia indiscutivelmente ativamente a prevenção de vários tipos de câncer do sistema digestivo.

Muitas vezes eles são rotulados ou rotulados como alimentos saudáveis ​​aqueles que têm ações benéficas em certas deficiências ou a presença de pequenas ou nulas quantidades de compostos considerados prejudiciais.
Alimentos considerados saudáveis ​​podem ser:

Leia também: Transtorno bipolar saiba o que é sintomas e tratamentos

Alimentos para bebês em períodos de lactação. (agregados de minerais e cálcio)
Alimentos com contribuições adicionais de nutrientes ou elementos energéticos.
Alimentos que não têm glúten (para pacientes celíacos)
Alimentos feitos com redução ou limitação de colesterol, gorduras saturadas, etc.
Alimentos voltados para pessoas com diabetes.
Alimentos que não foram refinados e têm uma proporção maior de fibra (total)

Uma medida não científica para avaliar quão saudável é a comida que estamos tendo é ver como ela é colorida, quanto mais colorida é a nossa comida, mais saudável ela é.

Alimentos saudáveis estão nos garantindo uma máxima da medicina grega, que a comida é o seu remédio . Se, ao organizar a nossa comida ou os nossos entes queridos, tivermos em conta a importância que tem para a saúde, é possível obter uma dieta saudável e saborosa que preserve todas as necessidades do nosso corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *